"Vou me dedicar a ouvir as comunidades", diz Rita Bergamasco ao deixar o Meio Ambiente
O Jaguar - Por qual motivo a senhora decidiu deixar a secretaria de Meio Ambiente faltando pouco mais de um ano para o fim do mandato?
Rita Bergamasco - Obrigada pela oportunidade desta entrevista. Inicialmente, é bom lembrar que, em 2018, eu fui convidada pelo prefeito Gustavo Reis a assumir a secretaria municipal do meio ambiente, que também faz a gestão do saneamento em Jaguariúna. Na época, com a entrega de grandes condomínios, a cidade sofreu um impacto de desabastecimento de água.
Aceitei o desafio mesmo sabendo que era uma área difícil, principalmente quando os investimentos não acompanharam o desenvolvimento da cidade, nas últimas duas décadas. Com toda a ajuda do pessoal técnico, começamos a definir obras e serviços prioritários.
Iniciamos com as trocas de várias redes; licitamos a estação de tratamento de água (ETA) 5, concluída em dezembro de 2022 e em seguida a ETA 6, com previsão de conclusão para março de 2024, quando teremos um aumento de 100 litros por segundo tratados, passando de 175 para 270 litros por segundo.
Antes dessas obras, os investimentos em construção de estação de tratamento foram no ano de 2.000, há 23 anos atrás. Construímos mais dois reservatórios no alto do Caputuna, para armazenamento de 2.400.000 litros, já em funcionamento. Chegamos a 100% de esgoto tratado (tínhamos apenas 60%).
Reformamos prédios da estação central; construímos poços artesianos, principalmente no bairro Santo Antônio do Jardim, entre outras obras e melhorias. O relatório de todos os avanços que realizamos entre 2018 a 2023 está à disposição na Câmara Municipal.
Recebemos vários prêmios, entre eles o selo verde e azul, primeiro lugar na Região Metropolitana de Campinas. Recentemente, fomos o único município a alcançar a universalização, sendo secretaria e não privatização, informação esta dada pelo Comitê Federal de Meio Ambiente.
Deixo o cargo com um acervo de mais de R$ 60 milhões em projetos para serem executados. Neste momento, entendo que dei minha contribuição. Acumulei as funções de vice-prefeita e secretária e isso foi um grande desafio. Hoje pretendo me dedicar a novos projetos.
O Jaguar - O que fez a senhora assumir uma secretaria tão diferente da sua área de atuação, que é a assistência social?
Rita B. - Gosto de desafios! Outros virão. Considerando minha experiência de 40 anos de vida pública, me sinto preparada para atuar em qualquer área e cargo no serviço público.
O Jaguar - Ainda há muitos desafios em relação ao abastecimento de água em Jaguariúna? Cite algumas obras fundamentais para sanar o problema de perdas e falta d’água em alguns bairros.
Rita B. - Prioridades: redes dos bairros Florianópolis e Zambon; troca de redes em vários pontos do município, para diminuição de perdas, e reformas das ETAs 1, 2, 3 e 4.
O Jaguar - Daqui até o final do mandato a senhora desempenhará qual função, além de vice-prefeita?
Rita B. - Vou me dedicar a ouvir as comunidades e atender às demandas da população, em todas as áreas de atuação da prefeitura, como vice-prefeita.
O Jaguar - Será candidata a vereadora em 2024?
Rita B. - Estou avaliando todas as possibilidades, e vou decidir pela que melhor me permita ajudar minha cidade. Nunca fecho portas. Sempre abro. Não olho para trás. Não é para lá que eu vou.
Commentaires