Vereador faz questionamentos sobre viagem de comitiva de Jaguariúna aos EUA
A recente viagem de uma comitiva da Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguariúna aos Estados Unidos está no foco de questionamentos protocolados pelo vereador José Alaercio de Toledo Lima Junior, o Dr. Junior, em requerimento que será votado nessa terça-feira (21), durante a sessão ordinária.
O vereador pede a apresentação de um relatório da viagem, que englobe o custo de hospedagem, qual a classe em que a comitiva viajou e se as passagens e hospedagens foram custeadas pelos cofres públicos.
O requerimento também pede informações sobre a classe em que assessores viajaram, qual companhia aérea, e quais diárias recebidas e seus valores, e o local de hospedagem. A viagem ocorreu na primeira quinzena de março, com destino à cidade de Newark, no estado de Nova Jersey. Conforme fotos divulgadas em redes sociais, participaram da viagem o prefeito Gustavo Reis, a secretária da pasta de Turismo, Maria da Graça Albaran, uma chefe de divisão e um assessor, ambos da pasta de Graça.
O requerimento de Dr. Junior também pede informação se outras pessoas, que não fazem parte do serviço público, participaram da viagem internacional. AGENDAS
Em Newark, conforme publicado pela Prefeitura de Jaguariúna, a secretária Graça Albaran foi homenageada pelo projeto Escola das Artes, em evento em comemoração ao mês das mulheres. A homenagem foi feita pela ONG Mantena Global Care, uma organização sem fins lucrativos. A agenda da secretária nos EUA se estendeu a uma reunião na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja “a pauta era manter a visão no mundo igualitário“. Em sua justificativa para a apresentação do requerimento, o vereador frisou o princípio da publicidade dos atos público, “no sentido de apurar os valores das indenizações de diárias aos servidores públicos quando de afastamentos da sede do serviço“.
“Com efeito, a necessidade de verificação pelos munícipes dos valores de despesas com pousada, alimentação e locomoção tendo como parâmetro os atuais valores praticados no mercado. Tem ainda o interesse de promover a perspectiva de maior racionalidade e razoabilidade no gasto público“, escreveu Dr. Junior.
Comments