top of page
Foto do escritorGustavo Santos

Segurança nas escolas de Jaguariúna domina a pauta dos vereadores nesta 3ª feira

Atualizado: 11 de abr. de 2023


Sessão deve receber a presença de pais de alunos (Foto: Divulgação)

A segurança nas escolas de Jaguariúna está no centro da pauta dos vereadores nessa terça-feira (11), em sessão ordinária que acontece a partir das 18h30. Projeto de lei, indicações e requerimentos pedem ao Executivo medidas para evitar possíveis casos de violência dentro das instituições. A pressão por mais segurança nas escolas também está partindo dos próprios pais de alunos, que organizam, através das redes sociais, a presença em grande número no plenário do Legislativo nessa terça-feira. Dos projetos que entrarão para a leitura, mas que ainda não têm prazo definido para votação, está o da vereadora Ana Paula Espina que solicita a instalação do botão do pânico nas escolas públicas da rede de ensino jaguariunense.


Essa solicitação, inclusive, já foi deliberada pela Prefeitura durante reunião com as forças policiais que ocorreu nessa segunda-feira. Outro projeto que entrará somente para a leitura pede a presença da Guarda Municipal nas escolas municipais. Essa propositura do vereador Romilson Silva tem como complemento a indicação do vereador e guarda municipal Menezes do Canil, que na mesma pauta solicita ao Executivo a obrigatoriedade de ter, no mínimo, 1 GM ou vigilante armados no interior de cada escola estadual do município. GUARDAS MUNICIPAIS

Ainda na questão estrutural da segurança, Ana Espina solicita, através de indicação, que seja colocado cerca elétrica em todas as escolas públicas de Jaguariúna. A mesma vereadora questiona a Prefeitura sobre a efetivação dos guardas municipais que passaram no concurso público. Já o vereador Romilson Silva solicita ao Executivo prioridade ao "chamamento imediato de 45 Guardas Municipais " que realizaram concurso público. A princípio, segundo a Secretaria Municipal de Segurança, serão 25 guardas convocados à princípio.

COBRANÇA

Através de indicação da vereadora Ana Paula Espina, o prefeito Gustavo Reis está sendo cobrado em relação ao projeto da Atividade Delegada, cujo convênio entre Jaguariúna e a Secretaria Estadual de Segurança Pública - assinado no dia 2 de março - permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folgas, férias e licença, sendo remunerados pela Prefeitura.


Na reunião da cúpula da segurança municipal realizada no gabinete nessa segunda-feira, Reis sinalizou que o projeto deveria ser encaminhado para a votação na Câmara na sessão dessa terça, mas a propositura, até a publicação dessa matéria, não estava na pauta.

EM VOTAÇÃO Em primeira votação, o projeto de lei de autoria do vereador Walter Tozzi institui em Jaguariúna o Programa Municipal de Prevenção contra a prática de atentados violentos nas dependências das Escolas Municipais. A proposta, que deverá receber aprovação unânime, prevê diretrizes a serem coordenadas pelo Poder Executivo para previnir ataques violentos contra alunos, professores e funcionários dentro das escolas municipais. “Através de estudos, baseados em protocolos americanos, da Universidade do Texas, esse programa é dividido em duas fases, a preventiva e a reativa. A primeira envolve a comunidade escolar, de o que fazer, como fazer e quando fazer, e a reativa as forças de segurança integradas, mais as equipes de socorro, resgate e da Saúde. Os EUA desenvolveu esse protocolo baseado no departamento interno de prevenção a violência e estudos do FBI“, explicou Tozzi. A proposta para Jaguariúna tem como referência um projeto de lei semelhante aprovado em outubro do ano passado em Campinas, de autoria dos vereadores Major Jaime e Paulo Gaspar.

399 visualizações0 comentário

Kommentare


(19)991994219.jpg
Design sem nome.jpg
(19) 98602-1824.jpg
bottom of page