Secretarias fazem ação na linha férrea junto aos usuários de droga
A Prefeitura de Jaguariúna deflagrou na manhã de quarta-feira, dia 8 de março, uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde, Assistência Social e Segurança Pública na região da linha férrea que corta a Vila Guilherme, sob a Avenida Antônio Pinto Catão.
O local é conhecido por ser um ponto de consumo de drogas por pessoas em situação de rua. Recentemente um jovem foi morto no local, vítima de suposta agressão.
A ação da Prefeitura tem o objetivo de orientar e prestar assistência a essas pessoas em vulnerabilidade, fazendo cadastramento social e um diagnóstico de saúde. Segundo a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a ação tem como princípio a “redução de danos”.
“É uma ação de saúde e assistência social, no sentido do acolhimento desses indivíduos, levando até eles o atendimento que eles não procuram de forma espontânea”, explica Maria do Carmo. “A ideia é conseguir fazer um diagnóstico dessa população, verificar de onde são, e fazer o cadastramento e, se necessário, o atendimento médico no local”, disse.
“Realizamos ação em conjunto com a secretaria de saúde e segurança pública para tentarmos uma aproximação e atendimento das demandas através de acolhida e encaminhamentos, contato com famílias e atendimentos na área de saúde. A ação visa, entre outras coisas, estabelecer vínculos para que seja possível trabalharmos a médio e longo prazos a superação da situação de vulnerabilidades e risco”, disse a secretária de Assistência Social de Jaguariúna, Andréa Dias Lizun.
Comments