top of page
Foto do escritorRedação

Saúde de Pedreira intensifica a vacinação contra a raiva nos bairros

A partir deste mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pedreira, intensifica a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal nos bairros, obedecendo um Calendário Vacinal já estabelecido pelos coordenadores do setor responsável.

Segundo informou a Secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, a ação terá início no sábado, 04 de março, das 9h às 12h, na Praça da Igreja de Santa Clara, no Jardim Santa Clara. Também no sábado, dia 11, a vacinação ocorre na Vila Canesso, no posto de saúde “Edgardo Luis Steula”, sempre das 9h às 12h.


O vírus da Raiva se aloja entre outros tecidos, nas glândulas salivares do doente. Como a doença causa agressividade, a mordida é a principal forma de animais infectados, como cães, gatos e morcegos, passarem o vírus adiante.


Popularmente, fala-se em “raiva furiosa” e “raiva paralítica”, na verdade, é a mesma doença, em etapas distintas. O período conhecido como “raiva furiosa” é a primeira fase. Com duração de um a quatro dias, ela costuma causar alterações de comportamento no cão e gato, como: Excitação; Agressividade; Medo; Depressão; Ansiedade e Demência.


Após a fase furiosa, tem início a chamada a “raiva paralítica, na qual se acentuam os sintomas neurológicos, como: Dificuldade de engolir; Salivação; Falta de coordenação dos membros e Paralisia.


A raiva evolui muito rapidamente, quando chega a segunda fase, o animal geralmente vai a óbito em 48 horas.


3 visualizações0 comentário

Comments


(19)991994219.jpg
Design sem nome.jpg
(19) 98602-1824.jpg
bottom of page