Rotatória da UPA ganha dois pontos de "dê preferência" para tentar desafogar Pinto Catão e Poltronieri
Atualizado: 17 de jul.
O Jaguar acompanhou nesse domingo (14) como reagiram os motoristas com as mudanças no balão do UPA. Agora a rotatória recebeu duas sinalizações de preferencial, além das avenidas Pinto Catão e Luciano Vladimir Poltronieri tornarem faixa dupla na entrada do balão - com a retirada do símbolo de Pare.
Em entrevista a este jornal, o secretário de Mobilidade Urbana, Mario Haddad, informou que a abertura da entrada das rotatórias nas duas avenidas é para garantir uma melhor fluidez do trânsito e possibilitar a redução do fluxo de veículos que paravam ao chegar na rotatória.
“Na medida em que consegue-se entrar em dois veículos, sem o Pare, o fluxo ali vai reduzir em 70%, isso por que estamos dando vazão para entrar em dois veículos, sem mais parar na rotatória. O fluxo da Poltronieri será muito mais rápido - não no sentido da velocidade -, mas sim na passagem de veículos.
Em relação aos dois símbolos de “dê a preferência” que foram colocados na rotatória, o secretário justificou que em rotatórias é permitido que haja esse dispositivo, assim como Pare e semáforos. Porém, no momento, entende-se dar a preferência pode garantir que tanto o fluxo da Pinto Catão como da Poltronieri fluam com mais facilidade.
Nesse domingo, ainda com um fluxo menor de veículos, a reportagem observou certa dificuldade dos motiristas entenderem a nova proposta de tráfego. Até por que, não houve antecipadamente uma explicação sobre quais mudanças haveriam naquele trecho, a não ser uma placa eletrônica informando sobre as futuras modificações.
Segundo Haddad, a partir dessa semana agentes de mobilidade estarão no local orientando os motoristas. Ele também explicou que parte das intervenções foi realizar a pintura de faixa dupla na rotatória, e também a proibição de estacionamento ao lado da UPA – para garantir maior fluidez na rua Amazonas.
“Eu observei que naquele trecho o tráfego está rodando muito tranquilamente. Os motoristas estão respeitando, entrando em dois veículos e já notaram a diferença. Está rodando muito tranquilamente”, avalia o secretário.
No entanto, nas redes sociais, os comentários negativos as mudanças são a grande maioria.
Comentarios