Pressão faz prefeito anunciar detector de metais, câmeras e a cumprir lei sancionada em 2021
O prefeito de Jaguariúna Gustavo Reis anunciou na tarde desta quarta-feira (12), em reunião com seis mães de alunos e representantes das polícias, a compra emergencial de detectores de metais e instalação de câmeras de monitoramento para todas as escolas municipais.
A medida acontece dois dias depois do anúncio de outras ações que serão implantadas na tentativa de levar mais segurança aos alunos e tranquilidade aos pais, que foram na Câmara Municipal na noite de terça-feira (11) reivindicar medidas urgentes por parte dos vereadores e prefeito.
A onda de medo tem provocado a ausência em massa de alunos das escolas municipais, mas foi garantido que faltas serão abonadas.
A reportagem questiona há dois dias a secretaria sobre o número de ausentes das aulas, tanto de professores como de alunos, mas não obteve retorno até o momento.
LEI DAS CÂMERAS
Em relação a instalação as câmeras de monitoramentos nas escolas, a pressão da sociedade fez com que o prefeito inicia-se, então, o cumprimento de lei municipal (2.743) que tornou obrigatório em 2021, o Município instalar esses equipamentos nas unidades.
A lei, de autoria do vereador Menezes do Canil, foi sancionada pelo prefeito mas até hoje não havia sido implementada. Dentre as exigências, está a integração de todas as câmeras na unidade do COI (Centro de Operações e Inteligência), o que não aconteceu até o momento, segundo autor da lei.
Nossa reportagem também questionou, há dois dias, quantas câmeras de segurança existem nas unidades escolares, mas não obtivemos retorno.
Sobre os detectores de metais na porta das escolas, a vereadora Ana Paula Espina apresentou há duas semanas um projeto de lei que obriga a instalação desses equipamentos das escolas. O projeto ganhou força após pressão dos pais. (Foto: Reprodução)
Comentarios