Prefeitura retoma licitação para sistema de esgoto no Vargeão após intensa cobrança de moradores
A Prefeitura de Jaguariúna publicou na última sexta-feira (12), o processo licitatório para a implantação do sistema de esgotamento sanitário da comunidade do Veloso, no bairro Vargeão, após uma série de reivindicações recentes protagonizadas pelos moradores daquela região.
Segundo o projeto, o sistema de esgoto deverá atender cerca de 540 habitantes - mais usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) - com uma rede de coleta e afastamento de esgoto com pouco mais de um quilômetro de extensão, quatro terminais de limpeza, 13 poços de visita, mais 95 ligações de esgoto com a instalação de uma estação elevatória de esgoto.
A abertura dos envelopes das empresas interessadas deverá ocorrer no dia 15 de junho. A Prefeitura estima que a licitação, na modalidade concorrência, seja finalizada em agosto, para que no máximo a obra seja entregue em novembro.
Esses prazos foram passados à moradores e vereadores que estiveram reunidos com o secretário de Governo Valdir Parisi e o engenheiro Carlos Marciano e Secretário, nesta segunda-feira (15). O governo garantiu na reunião, que o decreto de contenção de gastos da Prefeitura, que provocou a suspensão de novas obras, não irá interferir no andamento desse projeto. Há uma semana, cerca de 20 moradores do Vargeão estiveram na Câmara cobrando urgência na publicação da licitação. “Para nós é uma vitória, assim como para os moradores, pois estávamos com receio do decreto interferir no processo licitatório do esgoto. Assim como os moradores, nós vereadores esperamos que a licitação não tenha nenhum tipo de questionamento jurídico e o mais rápido se inicie a execução da obra”, disse o vereador Rodriguinho. O bairro sofre desde meados de 2010 com a falta de asfalto e esgoto a céu aberto, quando há transbordamento das fossas. Dezenas de requerimentos já foram protocolados pelos vereadores cobrando solução definitiva para o problema. OBRAS PARALISADAS As obras do esgoto foram paralisadas entre setembro e outubro do ano passado. A empresa colocou algumas tubulações e logo abandonou o local, relatam moradores. Na sequência, a Prefeitura iniciou as obras de pavimentação da Rua Paulo Veloso, o que gerou protestos dos moradores, uma vez que todo o asfalto seria quebrado para passar a rede de esgoto. Agora, a empresa que fará o asfalto deverá iniciar as obras assim que a rede de esgotamento sanitário for concluída, explicou os representantes da Prefeitura durante a conversa nessa segunda-feira.
留言