Passarela do Florianópolis entra na 3ª licitação e obra ganha novo prazo de entrega: em 12 meses
Nesta terça-feira, 25 de abril, completa um ano desde que a Prefeitura de Jaguariúna estipulou o prazo de entrega da passarela na rodovia SP-95, no bairro Florianópolis, com a segunda empresa que assumiu as obras. Daquela data em diante, uma série de novas exigências e equívocos no processo de construção levou à estagnação completa da obra. Essa semana, a secretaria de Mobilidade Urbana informou ao O Jaguar, através de nota, que uma terceira licitação será aberta para a continuidade da obra, mas não informou quando o edital será publicado. A nova promessa de entrega da passarela é de 12 meses. Até o momento, nenhuma viga de concreto foi erguida e muito material que estava no canteiro de obras, localizado no início da Avenida José Dal Corso, foi saqueados. A primeira empresa iniciou a construção no início de 2021, mas abandonou as obras. Questionada sobre os motivos para os sucessivos atrasos da obra, a pasta de Mobilidade justificou com a seguinte resposta: “Houve novas regras e determinações apresentadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), principalmente em relação ao tipo de barreiras nas laterais da via (troca de metálica para concreto). Por isso, foram feitas readequações para a continuidade da obra. Também houve a necessidade de ampliar a área a ser desapropriada”.
Em reportagem de julho de 2022, O Jaguar apurou que a Prefeitura teria dado início nas obras sem ter desapropriado uma parte de terra onde a estrutura da passarela vai ocupar.
Já em fevereiro, o vereador Wanderley Filho relatou, em tribuna, que o edital lançado pela Prefeitura para a segunda licitação não estava orçado o custo de guindaste para erguer as estruturas de concreto.
Na segunda licitação que a Administração lançou, o valor do contrato foi de R$ 1,5 milhão. A verba é fruto de empréstimo aprovado em 2019, de um montante de R$ 15 milhões, junto ao Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal. (Fotos: Gian Souza)
Comments