Jaguariúna amplia faixa etária da vacinação contra dengue para crianças e jovens de 10 a 14 anos
A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna anunciou que irá ampliar a faixa etária de vacinação contra a dengue a partir da próxima segunda—feira (22), para adolescentes de 13 e 14 anos. A mudança segue orientação do Ministério da Saúde, que decidiu ampliar a faixa etária devido à baixa procura até o momento pelos grupos prioritários em todo o País.
Até o momento, pouco mais de 230 crianças de 10 e 11 anos receberam a imunização no município. A vacinação começou no último dia 10 de abril, em compasso com demais municípios da região metropolitana de Campinas. Jaguariúna conta hoje com um estoque de 778 doses da vacina. O município beira os 3 mil casos confirmados da doença desde a primeira semana epidemiológica. O número superou em mais de mil os casos de dengue de 2015, quando foram infectados pouco mais de 1,2 mil moradores.
A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a incorporar o imunizante à rede pública de saúde.
MAPEAMENTO
No auxilio da localização dos possíveis focos da doença no município, a Secretaria de Saúde adotou como aliado o georreferenciamento dos casos que chegam ao atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Ao passar por avaliação médica na unidade 24h com sintomas de dengue, o paciente tem seu endereço automaticamente mapeado, permitindo identificar outros casos na região.
Além disso, há agendamento via sistema para acompanhamento em unidades de saúde específicas, garantindo um monitoramento contínuo do paciente, informou a pasta.
“Além das ações diretas, a Prefeitura tem investido em conscientização da população, envolvendo escolas e realizando visitas periódicas para orientações sobre prevenção e controle de criadouros de mosquitos. A atuação conjunta da Secretaria de Obras na remoção de entulhos também faz parte do esforço para combater o Aedes aegypti”, destacou.
No âmbito do manejo integrado de vetores, Jaguariúna segue diretrizes que incluem vigilância entomológica e medidas de controle mecânico, biológico, legal e químico. Ações simples, como a eliminação de criadouros e a conscientização da comunidade, são fundamentais nesse processo.
Comments