top of page
Foto do escritorGustavo Santos

Festival PlantaSonho vai conectar crianças com arte e natureza em fazenda histórica de Jaguariúna


A primeira edição do Festival PlantaSonho traz para a Estação Francisca, espaço de eventos da histórica Fazenda Santa Francisca do Camanducaia, localizada em Jaguariúna, um encontro cultural com apresentações artísticas, oficinas e vivências na natureza, além de uma Feira Criativa totalmente voltada para a infância. O encontro, com entrada gratuita, acontece no dia 1º de dezembro, domingo, das 10h às 18h.


Na inauguração das atividades será realizado um grande plantio coletivo de árvores nativas com as crianças. A ação será uma resposta aos incêndios criminosos que consumiram parte da vegetação da fazenda, em agosto desse ano.


O Festival PlantaSonho dará um apelo para uma vida simples, mais leve e natural e para o livre brincar. “Queremos, com nossa Feira Criativa, fomentar a valorização do fazer manual e promover o consumo consciente. Além disso, propiciar encontros repletos de encantamento, integrando artes manuais, cultura e educação ambiental para que as novas gerações aprendam os caminhos e obtenham as ferramentas para plantar sonhos”, destacou Débora Bruno, produtora cultural e idealizadora do evento.


O encontro cultural do festival, inteiramente gratuito, conta com apresentação musical do grupo CantaVento, com um repertório especial cantando a relação criança e natureza, e com contação de histórias da dupla Mirela Estelles e Amarilis Reto, do Histórias para Ver e Ouvir, que traz histórias, músicas e brincadeiras simultaneamente em português e libras.


Também são aguardadas experiências brincantes na natureza com a educadora Ana Carol Thomé, idealizadora do programa Ser Criança é Natural e uma oficina de abrigo para abelhas solitárias, com a arte educadora Adriana Tiba e o educador ambiental, Julio Pupim, do projeto Abelhas do Brasil, cuidando da perspectiva educativa e ambiental que o projeto propõe.

O Festival PlantaSonho é uma iniciativa contemplada no Edital de Fomento à Economia Criativa, da Lei Paulo Gustavo, através da colaboração entre a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo e o Ministério da Cultura.


O projeto é idealizado por Débora Bruno, que há vinte e cinco anos atua no setor cultural na realização de exposições de arte, em importantes museus e centros culturais do país. Pesquisadora do artesanato brasileiro e da cultura da infância, a produtora tem se dedicado a criar e apoiar projetos e iniciativas que ampliem o contato da criança com a arte e a natureza, e que se ocupem em zelar pelo repertório simbólico e de encantamento da infância.


Responsável também pela curadoria da Feira Criativa do festival, a produtora realizou uma pesquisa que resultou no Mapeamento da Produção Manual e Criativa para a Infância, iniciativa que visa identificar e conectar produtores de manualidades, artesãos, artistas, educadores não formais, criativos, designers e pequenas marcas autorais em todo o estado, que trabalhem com foco em duas potências: a infância e a natureza. Através deste mapeamento, uma cuidadosa curadoria com cerca de 30 expositores foi concebida para o festival.

“Mais que um mercado criativo aberto ao comércio de produtos e serviços, a feira criativa do festival é um lugar de encontros e de valorização de ideias e iniciativas, que contribuam para o fortalecimento da identidade da criança. Desejamos somar valores para a formação de cidadãos com um olhar amoroso para a natureza e atuantes nas urgentes questões ambientais”, reforçou a produtora.

Sobre o local de realização do festival


O Centro Cultural Estação Francisca, espaço de eventos da Fazenda Santa Francisca do Camanducaia é um lugar acolhedor e de fácil acesso, próximo ao centro de Jaguariúna. A fazenda histórica tem um importante e preservado conjunto arquitetônico do século XIX, sua bela paisagem é atravessada pelo rio Camanducaia e rodeada de trechos de mata atlântica.


Ao longo de sua história, a antiga fazenda colonial abraçou a monocultura do café e da cana de açúcar, a reprodução de gado de raça e a produção de leite. A velha leiteria com seus longilíneos telhados e cochos, foi recentemente restaurada e rebatizada de Estação Francisca.


A atual gestão da fazenda destaca sua vocação para atuação numa perspectiva decolonial, ressignicando seu espaço e se propondo a ser um local de encontros, exposições, vivências culturais e gastronômicas, de preservação e regeneração da natureza.

Conjunto arquitetônico do século XIX (Foto: O Jaguar)

Em junho deste ano, a Estação Francisca abriu suas portas na antiga leiteria restaurada com uma exposição de esculturas da artista Sara Rosenberg, que revelam e comemoram o feliz encontro entre a arte e o brincar.


Nessa parceria, a Estação Francisca acolhe a programação cultural do Festival PlantaSonho e sua feira criativa, com produções manuais voltadas para as crianças, convidando crianças de todas as idades para passar um delicioso dia na fazenda em uma experiência de conexão com a arte e a natureza.


Festival PlantaSonho

Dia 1º de dezembro, domingo das 10h às 18h

Fazenda Santa Francisca do Camanducaia – Jaguariúna

Entrada gratuita

Estacionamento no local


366 visualizações1 comentário

1 comentario


arianisudatti
28 nov

Que reportagem maravilhosa! Parabéns por nos presentear com esse conteúdo tão precioso e com um texto tão rico! Gratidão!

Me gusta
(19)991994219.jpg
Design sem nome.jpg
(19) 98602-1824.jpg
bottom of page