top of page
Foto do escritorGustavo Santos

DENÚNCIA: Imagens mostram materiais da Saúde de Pedreira armazenados em local precário

Atualizado: 12 de abr.

Um cômodo com fiação exposta, falha no forro, caixas abertas entre outras situações anormais para armazenamento de produtos da Saúde. Essa semana, O Jaguar recebeu imagens de um local na Central de Saúde da cidade de Pedreira que revela essas possíveis irregularidades, e que seguem sem nenhuma manifestação da Prefeitura desde segunda-feira (8). No texto seguido das imagens enviadas para a reportagem, a pessoa escreve o seguinte: “Imagens esclarecedoras de materiais novos, deteriorando em local impróprio, inadequado sob os olhos da própria Vigilância Sanitária. Algumas imagens são de cadeiras de roda em situações guardadas para serem doadas ou emprestadas”.


Caixas de papelão com seringas com e sem agulhas estão abertas, como mostram as fotos. Muitas dessas caixas estão praticamente encostadas na parede e próximo a janelas, recebendo calor e umidade, segundo a fonte. Caixas de álcool líquido também estão abertas, conforme a imagem. O agravante nesse caso é que o armazenamento está em desacordo com normas da ABNT, principalmente a NBR 5410: “o material estocado sem contato com instalações elétricas como eletrodutos, tomadas, quadros de luz e interruptores, não podendo haver condutores (fios) expostos em descumprimento às normas pertinentes para instalações prediais de baixa tensão”, diz a regra. Nesse caso, como se observa na foto, há fios expostos no teto e na parede.

O acúmulo de material e a sujeira no local também chamam a atenção. Colchão velho, estrado de cama, recipientes de isopor para alimentos próximos ao teto sem forro, cadeiras de rodas adquiridas há meses e que até o momento não tem destinação a pacientes. A Central da Saúde de Pedreira fica ao lado do prédio da Vigilância em Saúde “Elias Camasmie”. De acordo com a fonte, não há qualquer tipo de fiscalização no local. A reportagem encaminhou questionamentos para a Prefeitura de Pedreira na manhã de segunda-feira (8), mas até o momento não obteve qualquer retorno.


819 visualizações0 comentário

Comments


(19)991994219.jpg
Design sem nome.jpg
(19) 98602-1824.jpg
bottom of page