Crônica: Amigo oculto em 2024
Atualizado: 25 de jul. de 2023
No ano passado, no Dia do Amigo, o prefeito de Jaguariúna Gustavo Reis (MDB) postou um vÍdeo ao lado de políticos de seu partido que à época disputavam eleições federais, e com a simbólica música de Roberto Carlos como trilha motivacional. Pedido de voto, camuflado de amizade.
Já nesse 20 de julho, há uma semana sem dar as caras nas redes sociais, Reis sequer deu um like na foto postada no Instagram, ainda na madrugada desta quinta-feira, pelo seu fiel seguidor, o presidente da Câmara Romilson Silva, que desde cedo já enaltecia Reis como amigo, irmão e parceiro.
Estando para poucas amizades, ou não, o vazio de postagens do chefe do Executivo jaguariunense despertou curiosidade no meio político, e talvez angústia para aquelas bajuladoras acostumadas a enaltecer vestes, penteados e sorrisos do midiático prefeito.
Essa palavra midiático foi a utilizada pela sua própria assessoria para justificar esse afastamento das redes nos últimos dias: “Ele está apenas menos midiático neste período”, respondeu o assessor.
É fato que o holofote atrai Reis, e quando distanciado dele não há como sustentar que tudo segue normal, como vende a assessoria. Mesmo quando foi fazer um procedimento cirúrgico, recentemente, Reis armou flashes para sua passada de bastão à vice, Rita Bergamasco. Houve uma liturgia legal para a ocasião, colocando a vice como interina. Mas agora, silêncio e nada de ritos formalizados. Uns dizem que saiu em viagem, outros não fazem ideia.
Há aqueles especulando que essa brecha dada pelo prefeito nas redes, é para sentir como seus possíveis sucessores na vaga do majoritário se saem perante ao gosto do público. Rita se aparece em Brasília anunciando algo ainda a saber. Graça Albaran pulveriza suas redes com tbts e tenta se reencontrar em novo partido após ser descartada do PL. Romilson segue na fiel missão de promover o atual Executivo, e conquistar a pole na disputa de prefeito.
São esses três amigos, do momento, que Reis confia a popularidade do agora, para poder levantar o braço na época de eleição. Uma missão à princípio difícil, diante da impopularidade dos três para o gabinete, segundo pesquisas particulares que circularam em Jaguariúna nos últimos meses.
Reis longe das redes é fato curioso, mas longe dos bairros é algo muito comentado por aqueles cidadãos que pintam seu terceiro mandato como o pior retrato de Jaguariúna nos últimos anos: série de obras sem conclusão, problemas na rede de abastecimento, mobilidade urbana estrangulada e um planejamento urbano desorganizado.
Uma das cidades que mais cresce na região de Campinas, Jaguariúna, hoje, enfrenta um contingenciamento econômico por causa da queda na arrecadação, e uma falta de perspectiva de futuro. A situação ainda pode ficar mais drástica, com a reforma tributária que passará a vigorar no final de 2026.
Mas Reis longe das redes, para seus assessores, “segue tudo normal”. E quando nas redes, Reis está na região, prospectando seu futuro. Já o jaguariunense, à sua própria sorte, assiste ao jogo político, consciente, sem mais ilusões.
Comments