top of page
Foto do escritorGustavo Santos

Corrida eleitoral antecipada expõe nomes para a sucessão da Prefeitura de Jaguariúna

Atualizado: 19 de jun. de 2023



A pouco mais de um ano para as eleições municipais, a sucessão na Prefeitura de Jaguariúna já movimenta o cenário político, e possíveis candidatos começam a se articular em meio a agendas positivas e de intensa visibilidade nas redes sociais. Além de nomes cogitados para disputar a vaga do atual prefeito Gustavo Reis (MDB), que cumpre seu segundo mandato, indicações ao cargo de vice-prefeito/a também já alimentam o imaginário nas rodas de conversa. Ao lado de Reis, pelo menos dois nomes de possíveis candidatas que pertencem ao primeiro escalão do governo aparecem nos bastidores: o da vice-prefeita e secretária de Meio Ambiente Rita Bergamasco e o da secretária de Turismo e Cultura, Graça Albaran. Apesar de não declararem publicamente suas intenções de candidaturas, as articulações principalmente da secretária de Turismo denotam possibilidade dela se lançar ao cargo de prefeita, uma vez que anunciou recentemente sua presidência no Partido Liberal (PL) de Jaguariúna. Graça tem intensificado o trabalho de sua imagem das redes sociais, ao lado de lideranças como Michele Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto, e aproveitando-se principalmente da série de eventos que são organizados pela sua secretaria municipal.


“Sobre candidaturas e composições, seguirei as diretrizes do meu partido. Agora não é o momento eleitoral”, declarou Albaran recentemente ao O Jaguar. Já a vice-prefeita Rita Bergamasco (MDB), após assumir interinamente o cargo de prefeita quando do afastamento de Reis por motivos de saúde, passou a publicar mais conteúdos de suas ações na Prefeitura – agora com forte apoio de produção da equipe de comunicação municipal. Segundo fontes, Rita é a mais cogitada por Reis para disputar o pleito de prefeita, até por que é da mesma sigla partidária; o atual mandatário ainda não revelou abertamente seu apoio. Tanto Rita como Graça são as secretárias mais vistas ao lado do prefeito, numa espécie de termômetro interno para futuras decisões políticas.

DISPUTA CERTA O empresário e ex-vereador Davi Neto, em segundo lugar nas urnas em 2020, é dado como certo na disputa ao cargo majoritário em 2024. Na última eleição, Davi obteve 12.216 votos, cerca de 2,6 mil a menos que o reeleito Gustavo Reis. Hoje no Partido Progressistas (PP), Davi coordena regionalmente a legenda e costura apoio com demais partidos em Jaguariúna. O político tem intensificado sua imagem nas redes sociais, com visitas a bairros e a outras lideranças políticas.


Apesar de alguns nomes ventilados para compor de vice a sua chapa, Davi não deve anunciar tão cedo essa aliança, revelam fontes próximas.


OUTROS NOME Presidente da Câmara de Jaguariúna, o vereador Romilson Nascimento Silva (União) adiantou a alguns aliados que disputará o cargo de prefeito no ano que vem.


No entanto, quando questionado pelo O Jaguar,  Romilson disse que ainda não conversou com o grupo político do prefeito Gustavo Reis.


“Temos um grupo político que é a base do governo e vamos no momento oportuno ter um nome para em consenso pra ser o candidato a sucessão do prefeito Gustavo Reis, se meu nome for a melhor opção para o grupo, me colocarei a disposição sim para concorrer ao cargo de prefeito”.


Em seu terceiro mandato, o parlamentar é visto com frequência ao lado do prefeito Gustavo Reis, até mesmo em eventos fora da agenda municipal.


“Estou deixando essa discussão eleitoral para o momento oportuno e assim não antecipar o processo eleitoral, uma vez que acho que atrapalha o desenvolvimento do mandato”.

Pelo partido Novo, o presidente da sigla em Jaguariúna, João Rodrigues dos Santos, confirmou ao O Jaguar uma candidatura própria ao cargo Executivo, em 2024. Seu nome é o mais cotado para encabeçar a chapa, que deverá ter ainda 15 candidatos a vereador. Ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ). João Rodrigues diz-se preparado para ocupar o cargo. “Meu nome surge desde 2010 como provável candidato e sempre dizia às pessoas que precisava realizar ações, me preparar (...) Hoje me sinto mais preparado, pude realizar grandes ações na cidade, vivenciar e experimentar a liderança de grande entidade empresarial e que diretamente mexia com a vida das empresas e das pessoas”. “Tenho mantido conversa com vários partidos, como o PP, MDB e outros que aos poucos iremos conversar, reforçando é através do diálogo que se constrói pontes”, respondeu em nota. Outro nome que deve aparecer na disputa é o professor Alberto Rizzoni. Em 2020 ele disputou as eleições para prefeito de Jaguariúna pela primeira vez. Rizzoni teve como vice o médico Elcio Hirano.

NOMES A VICE Dentre prováveis postulantes ao cargo de de vice-prefeito/a, nas últimas semanas tem ventilado os seguintes nomes: Ana Paula Espina, Alfredo Chiavegato Neto, Cristiano Cecon, Walter Tozzi, Cristina Catão, Ton Proêncio e Luiz Carlos de Campo, o Bozó. O Jaguar abre uma enquete com os leitores, para saber qual o nome a prefeito e a vice que estarão no páreo das eleições municipais do ano que vem. Além disso, gostaríamos de saber, dos atuais vereadores que compõe a atual Câmara, qual/quais têm mais chance de reeleição em 2024. Deixe sua opinião nos comentários:

173 visualizações0 comentário

Comments


(19)991994219.jpg
Design sem nome.jpg
(19) 98602-1824.jpg
bottom of page