Cavalaria Antoniana exalta fé e une gerações em Jaguariúna
Fé e tradição marcaram a 49ª edição da Cavalaria Antoniana de Jaguariúna, que aconteceu neste domingo 23 de junho, e reuniu milhares de cavaleiros da região. A cavalgada saiu da histórica Fazenda da Barra, no bairro de Guedes, e percorreu um trecho de pouco mais de cinco quilômetros, até retornar para o mesmo ponto de partida.
Esse ano o percurso foi reduzido justamente para se adequar à temática de uma “cavalaria consciente”. Um dos fatores foi evitar fadiga nos animais e, também, que não houvesse uma dispersão de cavaleiros por entre as ruas e avenidas de Jaguariúna. No ano passado, a cavalaria chegou até a igreja Matriz Centenária.
O evento mostrou que as gerações seguem conectadas. Idosos, adultos e crianças atenderam o chamado e participaram da cavalgada.
Fabiano Rodrigues, de uma comitiva com 10 cavaleiros de Limeira, aprovou o circuito da cavalaria. “É a primeira vez que participamos, e está tudo muito organizado. Vamos fazer parte da tradição daqui para frente”, disse.
Os cavaleiros tomaram o gramado principal da fazenda, e além da benção do padre Carlos de Oliveira, foi servido café da manhã aos participantes. Um posto veterinário com profissionais da faculdade UniFaj também estava à disposição dos cavaleiros.
“Este ano o tema foi “Cavalaria Consciente”, com foco em mensagens de conscientização contra os maus-tratos aos animais. A gente quer destacar a importância em promover práticas respeitosas e responsáveis no trato com os cavalos, buscando sensibilizar todos os participantes e a comunidade em geral”, destacou a secretária de Turismo e Cultura, Mariana Bruscato.
Ao final da cavalgada, houve entrega de medalhas e homenagens, reconhecendo o esforço e a participação dos cavaleiros.
Joaquim Lacerda, de 6 anos, foi o cavaleiro mais novo a participar da Antoniana. Ele recebeu medalha e logo correu ao lado do avô e do tio. A família de Jaguariúna participa há pelo menos 40 anos da cavalaria. “Essa é uma tradição que passa por gerações na nossa família”, destacou Gabriela, mãe de Joaquim
Esse ano houve um controle rígido para evitar que os participantes fizessem festas paralelas nas calçadas, durante a cavalaria. Por isso, o espaço do Parque Santa Maria foi reservado como uma grande praça de alimentação, com a apresentação de show sertanejo.
A Orquestra Municipal de Violeiros do Jaguary estava entre as programações da cavalaria.
Comments