Campinas identifica pessoa em situação de rua de Jaguariúna e lança operação para responsabilizar prefeituras
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, lançou nesta segunda-feira, 6 de maio, a Operação Retorno. A iniciativa abrange duas linhas de ação: responsabilizar prefeituras que remetam, de modo injustificado, pessoas em situação de rua de outras cidades para Campinas e intensificar os esforços para restabelecer os laços entre pessoas em situação de rua e seus familiares.
A Guarda Municipal de Campinas já identificou situações envolvendo as prefeituras de Bauru, Bragança Paulista, Hortolândia, Jaguariúna, Limeira, Poços de Caldas, Serra Negra e Valinhos. todas as situações identificadas já foram remetidas ao Ministério Público para avaliação caso a caso.
"É importante destacar que estamos agindo estritamente nos princípios da lei. Essas pessoas são trazidas para cá de modo totalmente indevido e vamos responsabilizar as prefeituras que agem assim", afirmou o prefeito Saadi.
Para a imprensa, a prefeitura de Campinas divulgou vídeos de pessoas em condição de rua admitindo que foram levados para metrópole com subsídio das assistências sociais dos municípios, inclusive de Jaguariúna (como o relato do homem no vídeo abaixo).
Em nota, a Promotoria de Justiça Cível de Campinas informou que, além de instaurar notícia de fato sobre o caso, oficiou as administrações municipais identificadas para prestarem esclarecimentos.
Já a Prefeitura de Jaguariúna emitiu a seguinte resposta oficial:
“A Prefeitura de Jaguariúna informa que não encaminhou nenhuma pessoa em vulnerabilidade para Campinas e que segue o protocolo de atendimento às pessoas em situação de rua elaborado pela Câmara Temática de Assistência Social da Região Metropolitana de Campinas (RMC), acordado entre todos os municípios, além do plano nacional de ação e monitoramento da população em situação de rua”.
Commenti