Assanda Batatas
Sabe affa200quele restaurante que depois do pedido feito ele não vem nunca e para enganar a fome você ataca o couvert e se entope de pão com manteiga?
No Brasil políticos e autoridades envolvidos em corrupção e falcatruas quando pegos no pulo e respondendo processo por improbidade com uma caralhada de provas explícitas costumamos dizer que a batata do flagrado está assando.
Pensou naquele restaurante? Sim, existe uma similaridade.
A tal batata assando não vem nunca e o couvert é uma baciada de sapos que engolimos aguardando o a iguaria de tubérculo que sabemos não chegará.
E o que nos faz frequentar invariavelmente o mesmo restaurante e manter uma dieta baseada em batráquios? Hábito?
Não se trata de hábito, trata-se de cultura.
Nossa cidadania está corrompida, de certa forma cultuamos e esperamos a impunidade.
Exorcizamos nossas consciências elegendo alvos e os linchando em tribunais de auditório, antes montados em programas pseudo jornalísticos e atualmente em redes sociais, para no final, com a renovação dos alvos, celebrarmos os anteriores.
Outra face dessa cultura é que esperamos, conscientemente ou não, o mesmo tratamento nos nossos deslizes.
Somos especialistas em assar batatas que jamais serão servidas e continuaremos nos fartando do couvert de sapos.
Também nos tornamos contumazes em reeleger e apoiar políticos e autoridades, aquelas nas situações mencionadas no início.
Não passou da hora de nos fartarmos de batatas assadas?
Gustavo Durlacher
[ Os artigos publicados nesta sessão são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não refletem, necessariamente, o ponto de vista do canal O Jaguar]
Comentarios