top of page
Foto do escritorGustavo Santos

Secretaria providencia HD para arquivar imagens após questionamento sobre segurança em Guedes


Uma semana após responder à questionamentos da Câmara Municipal a respeito do monitoramento das câmeras de segurança e armazenamento das gravações, ao redor da Estação de Guedes, a Secretaria de Turismo e Cultura providenciou a compra de um aparelho que permite arquivar as imagens capturadas. A pasta afirmava, até então, que as câmeras possuem capacidade de armazenamento da imagem pelo período máximo de cinco dias, “sem monitoramento remoto”. Essa resposta foi dada ao requerimento do vereador Francisco Campos, no dia 19 de outubro. Os questionamentos do vereador foram ensejados após um grupo de proteção animal questionar – através de reportagem no O Jaguar – se as imagens capturadas pelas câmeras da estação estariam arquivadas, principalmente no período em que um cachorro foi abandonado na linha férrea, em meados de julho.

Na ocasião, representantes do grupo teriam sido informadas por uma pessoa que trabalha na estação, que o aparelho que possibilitava armazenar as imagens havia sido furtado, e que portanto não teria como recuperar as cenas do suposto crime de abandono, a poucos metros da antiga estação.


Na resposta ao requerimento, no mês passado, o diretor administrativo da pasta informou que “dentro do prazo de ocorrência do fato (abandono do cachorro), entre os dias 16 e 21 de julho, não recebeu nenhum protocolo ou solicitação para verificação dessas imagens”.


O diretor completa: “Alguns equipamentos estão com a fiação avariada pelo recorrente ataque de maritacas”, e que na substituição das fiações “será priorizado a gravação com monitoramento remoto, que permite assim a ação mais célere por parte da segurança patrimonial”.

Em tese, o monitoramento remoto já era para estar ocorrendo, uma vez que há na entrada do Centro de Cultura Caipira uma placa indicando que aquele imóvel é monitorado 24 horas pela empresa Lopes Led. Em contato com o proprietário da empresa, foi informado à este canal que o sistema foi instalado “faz algum tempo”, e que qualquer outro questionamento era preciso direcionar para a Prefeitura.


A compra do aparelho denominado DVR HD 16 canais, com HD de 2TB (terabytes) foi realizada no dia 27 de outubro, uma semana após a secretaria responder ao requerimento. O valor foi R$ 2.120,00, conforme consta na página de gastos, do Portal da Transparência.

16 visualizações0 comentário

Comments


(19)991994219.jpg
Design sem nome.jpg
(19) 98602-1824.jpg
bottom of page